sexta-feira, 14 de maio de 2010

O MASSACRE DOS JUDEUS

Eis mais uma narrativa educativa de Malba Tahan. De saída vou dizendo que não conheço solução matemática. Por um raciocínio intuitivo, que depois comprovei de forma empírica, cheguei a uma solução, que é a solução. Interessante é que venho me esforçando para descobrir qual a intuição de que me vali, sem resultado, salvo uma leve probabilidade de acerto ainda em dúvida. Vamos ao novo episódio.

Conta Malba Tahan que Josefo, governador da Galileia e também historiador, vencido pelo romano Vespasiano depois de heróica resistência, refugiara-se em uma caverna com mais quarenta patriotas. Sitiados pelas forças romanas, optaram todos por antes matar-se que se entregarem.

Discutiram, até a exaustão, o procedimento para executar a decisão tomada, e escolheram fazer uma roda e iniciar uma contagem 1-2-3, 1-2-3, ..., sucessiva e contínua, em que o terceiro homem seria morto. Sorteado o número 1, fizeram um círculo, de 1 a 41, e a contagem começou.

A questão é: Em que lugar Josefo deveria se posicionar para escapar a esta horrenda matança?

O blog do guima, desta vez, não fará desafio algum. Ao reverso, apela aos privilegiados conhecedores de matemática para que encontrem a solução e a exponham. Após o que, apresentará a solução intuitiva a que chegara.

Um comentário:

  1. olá! galera, personne inda descobriu a solução matemática para a questão proposta? o blogdoguima vai diferir por mais sete dias a publicação da solução intuitiva que encontrou. vamos lá gente, ponham a cabeça pra funcionar!

    ResponderExcluir