terça-feira, 13 de julho de 2010

MÍDIA. POLÍTICA. ELEIÇÕES.


No capitalismo, sistema que subjuga o mundo ocidental e parcela majoritária da humanidade, a mídia, conjunto dos meios de comunicação de massa, e a política, somatório dos recursos e medidas para governar a nação e o país, mantêm um relacionamento muito estreito, de caráter umbilical. Pode-se mesmo avançar e dizer que vivem um vero conúbio. Isto porque, no Brasil e, creio, algures também, a parcela mais influente da mídia, que chamo de mídia GG, grande e gorda, constituida e controlada por quatro famílias, a Folha de São Paulo, o Estadão, o Globo e a Editora Abril/Veja, representação da vanguarda dos “donos do poder”, da classe dominante, pretendem dirigir a opinião pública, e o vêm conseguindo até hoje, na direção e sentido de seus inescrupulosos e poderosos interesses privados.
A afirmativa é de comprovação recente, cerca de tres/quatro meses atrás. Em seminário convocado a peso de ouro pelo Instituto Millenium, com participação de representantes das quatro famílias, e seus mais chegados e diletos corifeus, incluso o chistoso mor Arnaldo Jabor, a presidente da ANJ, também executiva da Folha, Maria Judith Brito, falando por todos e deixando cair a máscara da imparcialidade hipócrita até agora exibida, declarou que iriam assumir, a partir de então, a postura de oposição eleitoral ao governo Lula e a sua candidata presidencial Dilma, ante a falência, por incompetência, da coligação PSDB/DEM em se constituir como tal. E de fato o fizeram. Basta ver que a mídia GG vem se esforçando, com êxito até agora, para restringir as eleições presidenciais de 2010 a apenas tres candidaturas: a de Serra, que defendem, a de Dilma, que pretendem derrotar, e a de Marina, esta última para manter o eleitorado iludido quanto à isenção “política”, na aparência, de seu comportamento midiático.
Para felicidade geral, a mídia virtual, da Internet, por suas variadas modalidades, redes, sites, blogs, twitters, outros, ainda não foi submetida ao controle dos interesses do capital, e vem se constituindo em poderoso, livre e democrático meio de comunicação e informação. Um único exemplo basta: o candidato a presidente do PSOL, Plínio Sampaio, cujo companheiro a vice-presidente é o pedagogo baiano Hamilton Assis, liderança exponencial do Movimento Negro, está utilizando, com intensidade e sucesso, as modalidades twitter e rede para difundir sua candidatura e fazer chegar ao eleitorado as ideias e diretrizes programáticas de sua campanha, de cunho não só e apenas socialista, mas anticapitalista em sua principalidade. Coisa que lhe é negada, com violência, pela mídia GG. Neste sentido, as eleições brasileiras 2010 imitam, copiam mesmo, o padrão internacional das pseudodemocracias mais poderosas do mundo: EUA, Inglaterra, França, Alemanha e Japão.
A ser publicado no jornalzinho da Escola da Cidadania Dom Helder Câmara / 4ª convocatória e no blog http://escoladecidadaniajaguaquara.blogspot.com/.


4 comentários:

  1. Meu caro, só lhe digo uma coisa (com o perdão da palavra, mas não consegui encontrar um eufemismo adequado) você é fera. Antes de ser "consagrado" pelo texto acima estava lendo o "Escopo do Blog" postado pelo senhor na segunda-feira, 29 de março de 2010. Incrível! Além de saber escrever textos "amazingly", sua visão de mundo é ampla, vastíssima. Espero, com o passar da "vida", obter tanta experiência quanto ou até mais que o senhor, caso possível. Agradeço muito pelas suas contribuições.

    ResponderExcluir
  2. *Retificando:
    "Além de saber escrever textos "amazingly awesome", sua visão de mundo é ampla, vastíssima."

    ResponderExcluir
  3. caro anônimo, seu comentário, ainda que me deixe lisojeado, é para mim uma avaliação exagerada e imerecida. certo que estou consciente de meu esforço diuturno para expor minhas ideias com clareza, concisão e correção, e, também, para aprimorar minha visão de mundo, diria até mais, minha cosmovisão. agradeço do fundo de meu âmago suas palavras que se transformam, sem dúvida, em grande estímulo para manter o rumo. volte de novo e, por gentileza, se apresente. muito me agradaria conhecer uma"alma gêmea".

    ResponderExcluir
  4. *retirratifico: caro anônimo, seu comentário, ainda que me deixe lisonjeado, é para ...

    ResponderExcluir